Picture

Oi, eu sou Capi Etheriel.

Web Developer, Web Designer, Web Scraper. Consultor em tecnologias Livres para Web. Contribuidor Drupal, Scrapy, Javascript.

Atualizando para o Jekyll 3.0

Jekyll e Github são uma combinação simples para manter no ar um site estático (sem banco de dados), hospedado no próprio Github – que assume inclusive a compilação do Jekyll!

Para isso, a recomendação é sempre rodar o Jekyll e pacotes relacionados nas versões suportadas pelo Github, automatizando a atualização direto no Gemfile:

source 'https://rubygems.org'

require 'json'
require 'open-uri'
versions = JSON.parse(open('https://pages.github.com/versions.json').read)

gem 'github-pages', versions['github-pages']

E foi assim que eu me vi precisando atualizar para o Jekyll 3. Seguindo as instruções do Jekyll e do Github, eu precisei fazer apenas algumas mudanças nos meus arquivos:

  • Alterar meu conversor de markdown para o kramdown, único suportado pelo Github.
  • Alterar meu destacador de sintaxe para rouge, único suportado pelo Github.
  • Configurar o kramdown para suportar input à la Github (```) e ignorar quebras de linha no markdown.