Picture

Oi, eu sou Capi Etheriel.

Web Developer, Web Designer, Web Scraper. Consultor em tecnologias Livres para Web. Contribuidor Drupal, Scrapy, Javascript.

Site estático no Gitlab Pages

Migrei o site do Github para o Gitlab, para poder usar HTTPS no meu site estático usando o meu próprio domínio. O Github Pages já suporta HTTPS para sites usando os domínios *.github.io mas para domínios customizados, como o meu, ainda não. Dá para usar o CloudFlare como CDN, mas não é uma solução ideal (leia o artigo linkado). O Gitlab Pages é uma alternativa completa.

Curioso que o Gitlab Pages é uma extensão do serviço de Integração Contínua, o que permite rodar qualquer comando que resulte em arquivos estáticos. No Github Pages ou você compila localmente, na sua máquina, ou você usa o Jekyll na versão que o Github usa, com os plugins que o Github permite. Compilar localmente ainda é uma boa idéia, mas automatizar a compilação na nuvem permite o uso da interface web para editar os artigos direto no Github/Gitlab. De todo modo, estou livre pra migrar para outros sistemas como Pelican ou Hugo.

E para deixar documentado, o Gitlab Pages usa o Gitlab CI para compilar e publicar o site. As instruções são simples e tem exemplos. O principal é garantir que o seu script de CI tem um job chamado pages que compila os arquivos em uma pasta chamada public. Os nomes são obrigatórios.

Se você precisar de mais exemplos, pode ler o script que eu uso pro meu blog.