Picture

Oi, eu sou Capi Etheriel.

Web Developer, Web Designer, Web Scraper. Consultor em tecnologias Livres para Web. Contribuidor Drupal, Scrapy, Javascript.

Começando um projeto com Webpack 2

Eu adotei o Webpack porque ele resolveu, pra mim, o problema de configurar o ambiente de desenvolvimento Web moderno. Com ele eu consigo automatizar a análise do javascript para evitar erros de sintaxe ou estilo de código, também o preprocessamento de extensões (typescript, postcss), a inclusão de dependências, a otimização do arquivo, a atualização em tempo real no browser… E o que mais aparecer.

Eu acho a solução robusta e acabei criando meu arquivo de configuração padrão, que eu pretendo documentar aqui como alternativa para os infinitos geradores que, em geral, funcionam melhor do que a minha configuração – mas são mais difíceis de entender (principalmente porque nem tentam se explicar).

Vou anotar aqui passo a passo como configurei o meu Webpack. Aceito sugestões de melhorias!

Empacotamento (bundling)

Como instalar: yarn add --dev webpack

O Webpack tem esse nome porque ele nasceu para empacotar o seu Javascript. Assim, no lugar de escrever mil tags <script> no final do seu HTML, você só escreve uma, que aponta para o arquivo que o Webpack gera pra você. (Na verdade, eu não vou escrever nem essa tag, porque eu vou deixar o Webpack escrever pra mim).

Funciona de forma simples: no seu arquivo index.js (ou qualquer outro nome), você pode importar as dependências usando o estilo do ES6 (import) ou do CommonJS (require). Eu vou usar exclusivamente o import, o que vai me exigir preprocessar tudo com o BabelJS. Segura a peruca que vale a pena.

Primeiro passo: definir o seu ponto de entrada. Isto é, explicar pra configuração do Webpack que você vai começar a partir de um arquivo Javascript específico. Você pode ter mais de um ponto de entrada, mas eu geralmente não preciso disso.

const path = require('path');

module.exports = {
  entry: path.join(__dirname, 'src', 'index.js'),
  output: {
    path: path.join(__dirname, 'dist'),
    filename: 'app.js'
  }
};

Note que eu uso o módulo path do Node para evitar problemas com o Windows (que acha que os diretórios se separam com \ no lugar de /). Não que eu use Windows, mas algum contribuidor pode usar…

Note também que embora eu prefira export default (ES6), eu uso module.exports (CommonJS) porque este pedaço do código roda antes do Babel.

Preprocessando Javascript Moderno (ES6)

Como instalar: yarn add --dev babel-core babel-loader babel-preset-es2015

Para poder usar import _ from underscore dentro do meu arquivo index.js, eu preciso preprocessá-lo com BabelJS. Isso exige configurar um loader, que é uma espécie de serviço do Webpack que carrega outros arquivos (e aproveita para processar os arquivos).

module.exports = {
  // entry, output...
  module: {
    rules: [
      {
        test: /\.js$/,
        exclude: /node_modules/,
        use: [
          {
            loader: 'babel-loader',
            options: {presets: [['es2015', {modules: false}]]},
          },
        ],
      },
    ]
  }
};

O Webpack 2 permitiu ser mais explícito com as opções, por isso temos uma chave rules onde colocamos todas as regras para disparar os loaders. No caso, usamos o babel-loader quando o nome do arquivo bate com a nossa expressão regular /\.js$/ (que só testa se a extensão do arquivo é .js).

O bom aqui é que usamos o BabelJS com as regras de preprocessamento para suportar o moderno ES6 (também conhecido como ES2015), que em breve poderemos usar nativamente no browser. E ao configurar com { modules: false }, nós ganhamos o desejado tree shaking – uma técnica de empacotamento que só inclui as partes das bibliotecas (tipo underscore ou jQuery) que eu realmente usar. Ou seja, eu poderia importar o underscore.js mas só carregar as partes necessárias para fazer o _.contains funcionar (se esse fosse o único método que eu utilizasse).

A parte do exclude: /node_modules/ é para evitar processar com o Babel as dependências que eu importei via npm. Afinal, esse código já tem que vir pronto para usar!

Analisando potenciais erros e estilo de código (linting)

Como instalar: yarn add --dev eslint eslint-loader eslint-config-google

É valioso usarmos ferramentas para evitar erros de digitação, em qualquer linguagem. Algumas ainda ajudam a garantir nossa adesão a estilos específicos de código (espaços no lugar de tabs, uso de maiúsculas, regras pra nomear variáveis, etc). É o caso da minha ferramenta favorita: ESLint. Ela foi desenhada para funcionar bem com o ES6 (ES2015) e é a única que tolera o JSX (necessário se vc precisar trabalhar em um projeto com React).

module.exports = {
  // entry, output...
  module: {
    rules: [
      // babel-loader rule, other rules...
      {
        test: /\.js$/, // arquivos terminados em .js
        // enforce:pre garante que o eslint roda primeiro
        enforce: 'pre',
        use: [{loader: 'eslint-loader'}]
      },
    ]
  }
};

O enforce: pre aí é só pra garantir que essa regra se aplica antes das outras. Afinal, pra que empacotar código Javascript com defeitos?

Usando o ESLint, você precisa escolher quais regras seguir. Ele oferece a opção de instalar três padrões diferentes: JS Standard, Google ou Airbnb (existem muitas outras opções, mas essas são as que ele oferece por padrão). Eu prefiro ter os ponto-e-vírgulas nos lugares adequados, então JS Standard não me contempla. Ainda não estou convencido se prefiro o modo do Google ou do Airbnb, então eu vou de Google porque o Airbnb tem um monte de regras pensadas pro React. A menos que eu vá usar React…

Uma chatice aqui é que eu preciso escrever o arquivo .eslintrc.js. É uma boa prática, mas eu queria deixar tudo no webpack.config.js pra poder manter tudo num arquivo só… Então crie um arquivo .eslintrc.js assim:

module.exports = {
  env: {"browser": true, "es6": true}, // define as variáveis globais disponíveis
  extends: ["eslint:recommended", "eslint-config-google"], // define conjuntos de regras
  parserOptions: {sourceType: "module"}, // suporta o `import` do ES6
};

Adicionando CSS e Bootstrap

Como instalar: yarn add --dev css-loader style-loader file-loader

O Webpack permite embutir o CSS no pacote (bundle). Sim, o CSS pode ser empacotado no Javascript: primeiro o CSS é todo carregado como uma grande string, depois ele é adicionado em um elemento <style> gerado pelo Javascript. Doido, mas funciona.

Vou usar, como exemplo, o Bootstrap. Pra isso vou utilizar alguns loaders:

  • css-loader: processa o CSS, resolve os @import e tenta carregar os demais arquivos relacionados (imagens, fontes, etc).
  • style-loader: efetivamente insere o CSS no DOM, criando um elemento <style> com todo o CSS carregado pelo css-loader.
  • file-loader: simplesmente copia os arquivos da origem para que eles possam ser acessados no diretório configurado como output na configuração. Eu usei a opção {name: [name].[ext]} para poder salvar os arquivos com os nomes originais no diretório final. O Webpack corrige as referências direitinho.
      {
        test: /\.css$/,
        use: [
          {loader: 'style-loader'},
          {loader: 'css-loader'},
        ],
      },
      {
        test: /\.(eot|otf|svg|ttf|woff|woff2)$/,
        use: [
          {
            loader: 'file-loader',
            options: {name: 'fonts/[name].[ext]'},
          },
        ],
      },
      {
        test: /\.(gif|jpg|png|webp)$/,
        use: [
          {
            loader: 'file-loader',
            options: {name: 'images/[name].[ext]'},
          },
        ],
      }

Usando CSS do Futuro: PostCSS e cssnext

Como instalar: yarn add --dev postcss-loader postcss-css-next

Enquanto alguns browsers correm atrás pra dar suporte ao CSS3, o CSS4 já está sendo desenvolvido pela W3C, inspirado entre outras coisas por recursos experimentados antes em preprocessadores como Less e Sass. Para não ter que perder tempo colocando prefixos e já poder usar a nova sintaxe, podemos usar o PostCSS para processar o nosso CSS.

A configuração no Webpack é relativamente simples, mas exige mudar um pouquinho as opções do css-loader pra dar suporte ao @import:

      {
        test: /\.css$/,
        use: [
          {loader: 'style-loader'},
          {
            loader: 'css-loader',
            // aplica 1 loader anterior (postcss-loader) nos css @importados
            options: {importLoaders: 1},
          },
          // a configuração está em postcss.config.js
          {loader: 'postcss-loader'},
        ],
      },

Como mencionado no comentário, é preciso escrever um arquivo de configuração, o postcss.config.js no mesmo diretório:

var cssnext = require('postcss-cssnext');

module.exports = {
  plugins: [cssnext()],
};

Por padrão, o cssnext coloca prefixos para as últimas duas versões de cada browser significativo (ie, chrome, firefox), todos os browsers com pelo menos 1% de usuários e o Firefox ESR (a versão estável). Isso é configurável, dá uma olhada na documentação do browserslist.

Gerando o HTML e incluindo o pacote

Como instalar: yarn add --dev webpack-dev-server html-webpack-plugin

Quando você roda o Webpack, ele gera um arquivo .js com todo o código empacotado dentro. Aí você só precisa escrever a tag <script> no seu HTML, apontando para esse pacote. Mas se você é preguiçoso como eu, pode deixar o próprio Webpack fazer o serviço. Para isso, usaremos o plugin de HTML:

var HtmlWebpackPlugin = require('html-webpack-plugin');

module.exports = {
  // entry, output, rules...
  plugins: [new HtmlWebpackPlugin()]
};

Só isso já resolve, mas fica ainda melhor se nós usarmos o servidor de desenvolvimento do Webpack. Aí, no lugar de rodar o comando webpack, nós vamos rodar o webpack-dev-server. Assim:

./node_modules/.bin/webpack-dev-server --hot --content-base ./dist

Neste caso, dist é o meu diretório onde ficam os arquivos compilados. Já o --hot é a melhor parte: ele atualiza o código em tempo real no browser. É tipo o live-reload, mas muito melhor!

Eu costumo colocar o comando na propriedade scripts do package.json. Fica assim:

{
  "scripts": {
    "dev-server": "webpack-dev-server --hot --content-base ./dist"
  }
}

Aí basta executar npm run dev-server e estamos prontos para usar!

Um arquivo de teste

Como instalar: yarn add bootstrap underscore

Para servir de exemplo, vou mostrar um arquivo .js que usa o Underscore.js e o Bootstrap. Note que como esses pacotes vão rodar mesmo no browser, eu instalo sem o --dev.

Salve este arquivo no lugar apontado como entry na configuração do Webpack.

import 'bootstrap/dist/css/bootstrap.css'; // tem que apontar pro arquivo css
import _ from 'underscore'; // ES6 é tão bonito que parece python

document.addEventListener('DOMContentLoaded', function(){
  _.each([1, 2, 3, 4], (e) => { // sintaxe de função do ES6
    console.log(e); // eslint-disable-line no-console
  });
})

Se você quiser ver um repositório com o resultado final, cheque no meu Github!