Picture

Oi, eu sou Capi Etheriel.

Web Developer, Web Designer, Web Scraper. Consultor em tecnologias Livres para Web. Contribuidor Drupal, Scrapy, Javascript.

Atualizando dependencias do seu projeto com NPM

Depois de um tempo sem mexer em um projeto, eu costumo rodar npm outdated para descobrir o que eu preciso atualizar. Geralmente vejo uma tabelinha assim:

Resultados do comando `npm outdated` mostrando pacotes desatualizados

Descobri que posso preguiçosamente rodar npm update --save para atualizar os pacotes que estão no alcance do que está declarado no arquivo package.json. Por padrão, npm install anota as versões com ^, o que significa que ele pode atualizar o segundo número da versão (o minor) mas não o primeiro (o major). Dá pra ver o que ele vai fazer se vc reparar na coluna Wanted acima.

A primeira dependência, no entanto, não vai se atualizar fácil assim. Como o primeiro número (major) mudou, é sinal de mudanças incompatíveis, que podem exigir intervenção manual. Chequei o que mudou no pacote e não era nada pra se preocupar, então precisava atualizar essa última dependência e bastou um comando: npm install --save eslint-config-prettier@latest. Essa tag @latest garante que o npm instala a última versão mesmo indo além do declarado no package.json (mas o --save atualiza o package.json também).

Nota: dois anos atrás eu publiquei como fazer esta atualização com yarn. Desde então o npm melhorou muito e eu abandonei o yarn.